Diabetes: desafios, prevenção e o papel do SUS no diagnóstico precoce

No Dia Nacional do Diabetes, celebrado nesta sexta-feira (26), a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) destaca a relevância da prevenção, do diagnóstico precoce e da adoção de hábitos saudáveis no combate à doença.

Ao longo de 2025, a rede SUS ambulatorial paulista registrou 108.174 procedimentos clínicos relacionados à diabetes, um crescimento de cerca de 97% frente aos 54.974 atendimentos computados em 2024. No âmbito hospitalar, as internações passaram de 23.611, em 2024, para 26.426, em 2025, o que representa uma alta de 12%.

Já em 2026, entre janeiro e abril, foram contabilizados 48.178 atendimentos ambulatoriais e 8.107 internações hospitalares motivadas pela doença.

Estilo de vida como principal fator

A expansão nos atendimentos por diabetes está diretamente ligada a transformações nos hábitos da população. Os fatores que mais pesam nesse quadro são o avanço da obesidade, a falta de atividade física, o envelhecimento da população e o consumo habitual de alimentos ultraprocessados.

Segundo especialistas, os impactos da pandemia de Covid-19 também ajudaram a agravar o quadro, já que muitas pessoas reduziram a prática de atividades físicas e passaram a adotar hábitos alimentares menos saudáveis.

“O aumento dos casos de diabetes na população é impulsionado pelo rápido envelhecimento populacional, pelas altas taxas de obesidade e pelo sedentarismo. As mudanças nos hábitos alimentares, com maior consumo de alimentos ultraprocessados, e os impactos residuais da pandemia também agravam esse cenário”, explica Eduardo Canteiro Cruz, médico geriatra e diretor clínico do AME Idoso Sudeste.

Consequências da falta de controle do diabetes

Quando o diabetes não é diagnosticado ou é tratado de forma inadequada, pode gerar complicações severas e evolutivas. 

Os riscos incluem problemas cardiovasculares, como AVC e infarto, além de insuficiência renal, danos à visão e neuropatias que, devido à dificuldade de cicatrização, podem resultar em amputações.

Segundo a avaliação médica, as estratégias preventivas de maior impacto consistem em transformações permanentes no estilo de vida, aplicáveis a indivíduos de todas as faixas etárias.

Em relação à atividade física, recomenda-se a prática de pelo menos 150 minutos semanais para adultos e cerca de 60 minutos diários para crianças e adolescentes, além da redução do tempo de tela.

O controle do peso também é essencial, já que pequenas reduções, entre 5% e 10% do peso corporal, podem diminuir significativamente o risco de desenvolvimento do diabetes em pessoas vulneráveis.

Fortalecimento da Atenção Básica

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) são a porta de entrada para o atendimento no SUS, e responsáveis pelo diagnóstico e tratamento inicial aos pacientes com diabetes. Para o fortalecimento das ações na atenção básica, com base em indicadores de performance, como controle de diabetes, hipertensão e outras metas assistenciais, a SES-SP já repassou mais de R$ 1,5 bilhão aos 645 municípios paulistas por meio do IGM SUS Paulista, programa que transfere recursos financeiros aos municípios para fortalecer a atenção primária em saúde.

Com informações da Agência de Notícias do Estado de SP

Foto: Divulgação