A bicicleta facilita os trajetos do dia a dia enquanto melhora a qualidade do ar e a saúde pública. Com a expansão urbana e os desafios das mudanças climáticas, a mobilidade se estabelece como uma solução para os centros urbanos. Nesse cenário, o uso da bicicleta se destaca por ser sustentável, eficiente e acessível.
Ao trocar veículos motorizados pela bicicleta em percursos de curta e média distância, diminui-se a emissão de poluentes, favorecendo a criação de cidades mais sustentáveis e humanas.
Para aumentar a prática no Brasil, o Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana (Semob), promove diversas iniciativas. Entre elas está o Prêmio Bicicleta Brasil, que em 2026 chegou à sua segunda edição premiando 72 projetos em 24 categorias diferentes, como forma de reconhecer ações de incentivo à mobilidade por bicicleta.
Para o secretário Nacional de Mobilidade Urbana, Marcos Daniel Souza dos Santos, o uso da bicicleta significa investir em qualidade de vida e sustentabilidade.
“Quando investimos em infraestrutura e incentivamos o uso da bicicleta, estamos promovendo cidades mais humanas, reduzindo congestionamentos, melhorando a qualidade do ar e ampliando as opções de deslocamento da população. A bicicleta é uma ferramenta importante para construir cidades mais sustentáveis e acessíveis para todos”, afirmou.
Ao incentivar deslocamentos por bicicleta e a pé, as cidades reduzem emissões de poluentes, melhoram a qualidade do ar e contribuem para uma ocupação urbana mais sustentável.
Nesse sentido, a bicicleta se consolida como uma ferramenta importante para a construção de cidades mais resilientes, saudáveis e preparadas para os desafios ambientais do futuro.
A Estratégia Nacional de Promoção da Mobilidade por Bicicleta (Enabici) representa uma ação colaborativa fundamental, coordenada pela União de Ciclistas do Brasil (UCB) em conjunto com o Ministério das Cidades e outras entidades.
Com metas estabelecidas até 2030, essa iniciativa foca no fortalecimento da mobilidade ativa e no incremento do uso de bicicletas no cotidiano urbano brasileiro.
O estímulo ao ciclismo é um dos pilares do Plano Nacional de Mobilidade Urbana (PlanMob-Brasil). Este plano, desenvolvido pelo Ministério das Cidades, servirá como a diretriz central para os investimentos e o planejamento do setor, visando a criação de municípios mais integrados, sustentáveis e seguros.
Os eixos centrais do PlanMob-Brasil abrangem desde a segurança viária e a acessibilidade até a sustentabilidade ambiental e o transporte coletivo.
Atualmente, o processo conta com a participação direta da sociedade por meio de uma consulta pública, cujas sugestões serão determinantes para a definição de metas, indicadores e das próximas fases de implementação do plano.
Com informações da Agência Gov
Foto: Joana Oliveira/WRI Brasil.














