O vereador Edmilson Marinho da Silva Júnior (Podemos), conhecido como Lokadora, protocolou nesta segunda-feira (16) uma representação urgente junto ao Ministério Público e à Defensoria Pública do Estado de São Paulo, denunciando a grave situação de 23 pacientes no Hospital Estadual Manoel de Abreu que, apesar de terem recebido alta médica, permanecem internados por falta de acolhimento social. “Essa ocupação indevida de leitos essenciais agrava a crise na saúde de Bauru, que já registra dezenas de mortes de pacientes à espera de internação”, diz Lokadora na representação.
Em um cenário de “jogo de empurra” entre a prefeitura e o governo estadual, que se eximem da responsabilidade pelo acolhimento desses pacientes, Lokadora expressou sua indignação: “É estarrecedor testemunhar isso na nossa cidade. Enquanto pessoas morrem esperando leitos, outras ocupam-nos porque não estão sendo acolhidas. Não podemos admitir que, nesse verdadeiro jogo de empurra, pessoas continuem a padecer e morrer nos corredores das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) à espera de um tratamento digno!”
A representação exige a apuração da omissão do poder público, a ampliação de vagas em centros de acolhimento e a responsabilização dos gestores envolvidos, buscando garantir a dignidade e o direito à saúde dos cidadãos de Bauru.
dbtv.com.br dbtv