A Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo foi reconhecida nacionalmente pelo trabalho realizado no combate a crimes ambientais, principalmente em incêndios nas áreas florestais. O prêmio foi entregue pelo Ministério da Justiça e Secretaria da Segurança Pública Nacional (Senasp) pelo uso da plataforma Brasil Mais (Meio Ambiente Integrado e Seguro).
A ferramenta realiza o monitoramento em tempo real do solo com imagens geradas por satélites. Com isso, é possível identificar rapidamente qualquer mudança relacionada ao solo, sejam elas provocadas por incêndios ou desmatamentos, construções em áreas de difícil acesso e até mesmo pela expansão da população.
A unidade premiada foi a 2ª Companhia do 4º Batalhão de Polícia Ambiental, localizada em Fernandópolis, no interior do estado, responsável pela fiscalização em 49 municípios do noroeste paulista.
Em 2024, ano em que a unidade passou a utilizar a plataforma, foram aplicados 411 autos de infrações ambientais por queimada ou desmatamento de vegetação na região, totalizando R$ 19 milhões em multas. Entre janeiro e julho deste ano, o valor chegou a R$ 165 mil.
“A plataforma representa uma economia de tempo e gasto para as forças de segurança, já que o policial só é deslocado para o local quando realmente há um foco de incêndio, identificado previamente pela ferramenta”, disse o capitão Alonso Silva, comandante da 2ª Companhia.
Fonte: Agência SP
dbtv.com.br dbtv









