Mais de 180 países devem enviar metas até COP30, diz especialista

O diretor global da NDC Partnership, Pablo Vieira, disse que mais de 180 países devem entregar metas climáticas atualizadas antes da COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que vai acontecer em Belém no mês de novembro.

Cerca de 80% dos países estão atrasados em atualizar o compromisso para reduzir gases do efeito estufa.

Essas metas são conhecidas como Contribuições Nacionalmente Determinadas, NDCs na sigla em inglês. São instrumentos estabelecidos no Acordo de Paris para limitar o aumento da temperatura global a 1,5 °C.

A NDC Partnership é uma coalizão global criada em 2016, na COP22, para facilitar a cooperação entre governos, organizações internacionais e atores não estatais para acelerar a resposta à mudança do clima.

Até o dia 29 de agosto, estão previstos mais de 200 eventos sobre mudanças climáticas organizados pelos setores público e privado, além de diferentes organizações da sociedade civil.

O cientista e copresidente do Painel Científico para a Amazônia, Carlos Nobre, esteve no evento e reforçou as preocupações sobre o aquecimento global. Segundo o pesquisador, mudanças são urgentes para evitar que o bioma seja alterado permanentemente.

“A floresta amazônica está muito perto do ponto de não retorno por essa interação entre desmatamento, degradação, fogo e aquecimento global. Tivemos 4 secas muito profundas recentemente: 2005, 2010, 2015/2016 e 2023/2024. Essas secas fazem com que a reciclagem de água seja muito menor. Qual o resultado: a estação seca está até cinco semanas mais longa nas últimas décadas”, disse o cientista.

Outra participação de destaque na abertura da RCAW foi Taily Terena, jovem cientista social e antropóloga, que integra parte do Conselho Nacional de Mulheres Indígenas. Ela trouxe a experiência de quem está vivendo de perto as mudanças climáticas na Amazônia.

“Ter a COP 30 esse ano aqui no Brasil é muito importante para a gente mostrar ao mundo que o Brasil é um grande negociador e um grande protetor das florestas”.

Fonte: Agência Brasil
dbtv.com.br dbtv