Governo do Estado inaugura polo da Univesp na Escola da Inclusão em São Paulo

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) inaugurou na quarta-feira (30) o novo Polo da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) na Escola da Inclusão, localizada no Parque Estadual Fontes do Ipiranga, em São Paulo.

A cerimônia contou com a presença da bauruense, Ariane Queiróz Sá, presidente do Conselho Estadual de Proteção da Pessoa Deficiente.

A iniciativa visa fortalecer as políticas públicas de educação inclusiva ao integrar oficialmente a Escola da Inclusão à rede de polos da universidade estadual. Dessa forma, a partir da inauguração, o local passa a oferecer suporte presencial aos alunos matriculados nos cursos de graduação da Univesp, promovendo o acesso ao ensino superior gratuito e de qualidade em um ambiente totalmente acessível.

Os polos da Univesp passam a funcionar como espaços de apoio aos estudantes aprovados no vestibular da instituição. No local, os alunos contam com estrutura para realização de provas, orientação presencial, apoio no uso da plataforma digital, matrícula e outras atividades acadêmicas. A unidade contará com uma orientadora de polo fixa, capacitada para prestar assistência, especialmente aos alunos com deficiência.

“É uma conquista importante porque estamos garantindo não apenas o acesso à universidade, mas também condições reais de permanência com qualidade. Nosso polo foi pensado para oferecer suporte individualizado e tecnologias assistivas, respeitando a diversidade de necessidades dos alunos”, afirma Marcos da Costa, secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

A estrutura do novo polo inclui ambientes acessíveis, recursos tecnológicos adaptados e atendimento especializado, reafirmando o compromisso do Governo de São Paulo com a promoção da equidade e da inclusão em todas as etapas da vida educacional.

Fonte: Agência SP
dbtv.com.br