Governador Tarcísio admite captar água do Rio Tietê para resolver crise hídrica de Bauru

Em sua visita a São Manuel na sexta-feira (25), o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi questionado pela imprensa sobre a crise hídrica de Bauru e comentou a situação do Rio Batalha, em Bauru, que frequentemente opera com níveis baixos e causa problemas no abastecimento. Ele destacou o programa Universalize SP, criado para enfrentar questões de saneamento nos municípios, com foco em água, esgoto e drenagem:

“A gente lançou o programa Universalize SP e Bauru já fez a adesão. Vamos agrupar os municípios e estruturar projetos de concessão para compartilhar a infraestrutura e aumentar a eficiência. Também vamos sensorizar as redes para evitar a perda d’água”, explicou o governador.

Tarcísio reforçou que os investimentos vão focar na redução de perdas e na ampliação da captação e tratamento. Ele também mencionou a possibilidade de captar água do rio Tietê para garantir mais segurança hídrica à cidade.

“Vamos fazer a adoção direto do Tietê, ao invés de só no Batalha, vamos fazer uma estrutura mais importante, que tenha uma resiliência maior, vamos investir mais dinheiro na captação, vamos aumentar os nossos braços de tratamento, vamos compartilhar a infraestrutura com outros municípios.”

Segundo o governador, o cenário atual de intermitência e rodízio precisa ser superado com soluções integradas. Ele lembrou que Bauru trata menos de 5% do esgoto que produz e destacou o objetivo de entregar os projetos já no próximo ano.

Fonte: G1
Foto: Marcus Vinícius Anjos
dbtv.com.br dbtv