Após 37 anos como Conselheiro da Corte de Contas paulista, Antonio Roque Citadini se aposentou oficialmente nesta terça-feira (19), do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP). Roque Citadini deixa as funções do cargo prestes a completar 75 anos, idade estabelecida pela Constituição Federal para a aposentadoria compulsória.
Decano dos conselheiros, Antônio Roque Citadini ingressou no Tribunal de Contas paulista desde abril de 1988. Foi Presidente durante seis mandatos (1991, 1998, 2007, 2013, 2019 e 2025) e participou, por outras vezes, do comando administrativo da Casa, como Vice-Presidente e Corregedor.
Em 2025, ano de sua aposentadoria, Roque Citadini exerceu a Presidência da Corte e teve como um dos principais compromissos da agenda a realização da 29ª edição do Ciclo de Debates, oportunidade na qual visitou 20 municípios paulistas levando ao lado de Conselheiros, membros do Colegiado e corpo técnico do TCE as boas práticas administrativas junto aos gestores públicos, locais em que foi reconhecido e homenageado pelos representantes municipais.
Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Roque Citadini chegou à Corte de Contas paulista em 5 de abril de 1988, meses antes da promulgação da Constituição Federal. Como Conselheiro, foi um dos grandes defensores da descentralização do TCESP e da criação dos Escritórios Regionais que, posteriormente, foram denominadas de Unidades Regionais, atualmente, com sedes em 20 municípios localizados no interior e no litoral paulista.
Fonte: TCE-SP
dbtv.com.br dbtv









