Campinas vai ganhar um novo parque tecnológico em uma área de 200 mil metros quadrados da Coudelaria do Exército, entre Campinas e Valinhos. O espaço será voltado principalmente para empresas de tecnologia nas áreas de defesa, segurança e vigilância, mas poderá abrigar negócios de outros setores.
O projeto prevê laboratórios, centros de pesquisa, espaços para startups e áreas de testes. Também haverá ações para captação de talentos, estímulo à pesquisa e integração entre setores público, privado e acadêmico.
O memorando de entendimento assinado nesta segunda-feira (11) estabelece um prazo de cinco anos para estudos técnicos, institucionais e jurídicos para identificar o interesse comum e as possíveis formas de participação de cada ente na iniciativa, respeitando as competências e prioridades institucionais.
O documento foi assinado no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, pelo prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), pelo general Achilles Furlan Neto, chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro, e pelo secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan.
Na mesma cerimônia, foi firmado um acordo entre o Exército e o governo estadual para a implantação do Ipesp (Instituto de Pesquisas Estratégicas de São Paulo) dentro do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas).
Fonte: A CidadeOn Campinas
Foto: Rogério Capela/ Prefeitura de Campinas
dbtv.com.br dbtv









