Alunos da Etec e Fatec de Jaú criam soluções contra seca e diversificação

Nesta terça-feira (17), data em que é celebrado o Dia Mundial de Combate à Seca e à Desertificação, alunos e professores do Centro Paula Souza (CPS) mostram que a Educação Profissional e Tecnológica anda de mãos dadas com a inovação sustentável. No município de Jaú, por exemplo, na região de Bauru, a Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. Urias Ferreira e a Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Jahu vêm desenvolvendo projetos com impactos reais no enfrentamento à escassez hídrica, degradação do solo e mudanças climáticas, contribuindo para segurança alimentar, valorização da agricultura familiar e preservação ambiental.

Na Fatec Jahu, um dos destaques é a elaboração de uma metodologia replicável de captação de água de chuva, que busca otimizar o uso do recurso para fins não potáveis, como irrigação, limpeza e combate a incêndios. “Sempre trabalhei com soluções baseadas na natureza. Ao unir educação, tecnologia e sustentabilidade, criamos algo que pode ser implementado em qualquer unidade do CPS”, explica a professora do curso de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Valéria Lopes Rodrigues, idealizadora da proposta.

O projeto usa drones, softwares especializados e estações hidrometeorológicas para mapear áreas de captação e desenhar sistemas eficientes, com análise de viabilidade econômica e ambiental. O objetivo é criar um manual técnico de replicação, fortalecendo a resiliência hídrica de escolas e comunidades.

Também na Fatec Jahu, o professor Jozrael Henriques Rezende lidera, no mesmo curso, pesquisas que buscam integrar conservação ambiental, produção sustentável e melhoria da qualidade de vida.  Um dos projetos em destaque é o Florestas Multifuncionais para a Recuperação de Passivos de Reserva Legal na Paisagem Rural Paulista, que propõe restaurar áreas degradadas por meio do plantio de espécies nativas da Mata Atlântica e do Cerrado. A proposta alia conservação ecológica à geração de renda, promovendo arranjos agroflorestais com produtos não madeireiros, como frutos, sementes e óleos, especialmente em áreas de baixa aptidão agrícola.

Fonte: Agência SP
dbtv.com.br dbtv