Morreu neste domingo (21), aos 78 anos, o ex-presidente do Clube Cultural Nipo-Brasileiro de Bauru, Júlio Akio Kosaka, conhecido como Julinho do Nipo. O corpo de Júlio está sendo velado no Salão Nobre 1 do Centro Velatório Terra Branca, localizado na rua Gerson França, 5-55, Centro, e será sepultado no Cemitério da Saudade às 9h30 desta segunda-feira (22).
Ele se notabilizou na cidade pelo trabalho na empresa da família, a Cherry Foto & Vídeo, e por seu intenso envolvimento com as atividades voltadas à comunidade nipônica em Bauru
Filho de japoneses nascido na cidade, Júlio formou-se em direito na ITE e chegou a exercer a advocacia no Paraná e em Rondônia. Porém, como havia crescido dentro da loja fundada pelo pai em 1946, percebeu que tinha o comércio e a fotografia ‘no sangue’ e retornou à cidade em 1978, quando abriu a segunda unidade da Cherry, na rua Virgílio Malta.
Admirando as fotos que revelava dos clientes, surgiu o interesse por viagens, uma de suas paixões. Júlio conheceu Estados Unidos, Itália, Portugal, Israel, Turquia, França, Espanha, Japão e Egito, entre outros países, além de visitar praticamente todos os estados brasileiros.
A pescaria também foi parte importante de sua trajetória, assim como o futebol. Jogou a modalidade de salão no time juvenil e adulto do Olímpico Atlético Clube, do Nipo, e futebol de campo no Nissei Futebol Clube. Foi ainda integrante do time Família Garms e Japoneses, que participava de amistosos aos domingos em Bauru.
Júlio, aliás, praticamente cresceu dentro do Clube Cultural Nipo-Brasileiro e, em 2007, tornou-se presidente da entidade. Foi ainda presidente da Comissão Municipal do Centenário da Imigração Japonesa e candidato a vereador em Bauru em 2008, quando obteve quase mil votos.
dbtv.com.br dbtv