Bariri deverá ser classificada como Município de Interesse Turístico (MIT), o que permitirá receber recursos anuais do governo do Estado para investimentos na infraestrutura turística da cidade. O projeto de lei n° 238/2024, de autoria do deputado estadual Itamar Borges (MDB) que define essa classificação tramita e será votado no próximo dia 28 de agosto, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
A informação foi confirmada pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur). A existência de um Plano de Desenvolvimento Turístico é um dos principais fatores que credencia Bariri a ser classificada como MIT. A cidade apresentou agora todos os requisitos exigidos por lei para ser reconhecida como Município de Interesse Turístico.
“Bariri estava na fila para ser reconhecida como Município de Interesse Turístico, já há muito tempo. Este ano, todas as exigências foram cumpridas e aguardávamos esse reconhecimento para que receber novos aportes de recursos no turismo. Os recursos vão aquecer nossa economia alavancar os projetos e gerar novos empregos para a população”, afirma o prefeito Airton Pegoraro.
No final do ano passado, o mesmo órgão havia dado parecer contrário. No entendimento do órgão técnico, o município não havia cumprido na totalidade todos os requisitos estabelecidos na Lei Complementar nº 1.261, de 2015. No entanto, neste ano, o município encaminhou os documentos e informações complementares, alterando o entendimento do grupo técnico.
Nesta quarta-feira (13), a Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Alesp realizou a 6ª reunião ordinária para deliberar sobre vários assuntos, entre eles o projeto de lei que concede o título de MIT a Bariri e o relator, deputado Mauro Bragato, deu parecer favorável, seguindo a mesma decisão do Grupo Técnico de Análise dos Municípios Turísticos, ligado à Secretaria Estadual de Turismo e Viagens.
dbtv.com.br dbtv









