O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fechou um acordo com a União Europeia e passará a cobrar 15% de tarifa sobre as exportações do bloco europeu, além de compras significativas de energia e equipamentos militares norte-americanos por parte do bloco europeu. O acordo foi anunciado após reunião com a presidente da comissão europeia Ursula von der Leyen neste domingo, 27.
O acordo também prevê investimentos de US$ 600 bilhões da União Europeia nos EUA, disse ele a jornalistas.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, informou que o acordo prevê tarifas de 15% em todos os setores, afirmando que a medida deve ajudar a reequilibrar o comércio entre os dois grandes parceiros comerciais.
Antes de se reunir com Ursula von der Leyen, Trump havia afirmado que não iria adiar o prazo das tarifas que entrarão em vigor em 1° de agosto. Na visão dele, a União Europeia tem de se abrir para o mercado americano para um possível acordo em relação à promessa de tarifa de 30% sobre as exportações vindas do bloco.
A representante do bloco europeu acreditava que tinha “50% de chance” de fechar acordo sobre as taxas. Em aceno à Trump antes da reunião, Ursula havia reconhecido a necessidade de ajustar as relações. “Precisamos rebalancear. A União Europeia é superavitária”, afirmou.
Fonte: InfoMoney 25
dbtv.com.br dbtv









