Jaú terá “Arraial Cultural” gratuito neste sábado


Neste sábado (26), a partir das 16h, a Caçambaria – Espaço Arte, em Jaú, convida toda a comunidade para viver uma experiência de celebração popular: o Viva! Feira Arraiá. Com entrada gratuita e ambiente pet friendly, o evento une música, brincadeiras, gastronomia típica, feira de economia criativa e muita cultura em um arraiá repleto de afeto e identidade.
.
A ação integra o projeto Universo Jacarandá, que será lançado oficialmente em agosto, e é realizada através da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio do edital de Manutenção de Espaçoda Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.


.
Na programação do evento, o grupo Forró Cajuína chega ao arraiá com seu show especial Pula Fogueira, embalando o público com um repertório ao vivo que homenageia os grandes nomes das festas nordestinas. Clássicos da música popular brasileira ganham vida em uma apresentação dançante, com quadrilha puxada e muita alegria no salão nos mais diversos ritmos em que se baila o forró, dentre eles o pé de serra, o universitário, baião, xaxado, xote e côco.
.
A equipe da Criato – Teatro, Comunicação e Recreação Artística, vai conduzir o público em brincadeiras de festa junina como Jogo da Argola, Pescaria, Correio Elegante e um divertido campeonato de pescaria. Com humor, empatia e improviso, o grupo vai transformar o espaço em um palco de interação e ludicidade para crianças, jovens e adultos.
.
Expositores
Um dos destaques do evento é a participação de expositores da economia criativa da região, que levam à Viva! Feira seus produtos artesanais, feitos com identidade, técnica e muita alma. O público encontrará artesanato local, moda sustentável, design independente, cosméticos naturais e uma curadoria especialíssima de comidas típicas e veganas — tudo com o cuidado de quem produz com propósito.
.
Cultura viva, vínculos afetivos e transformação social
“A Viva! Feira é mais do que um evento: é um movimento cultural que integra artistas, artesãos, produtores locais e público em um ambiente acolhedor, colaborativo e cheio de afeto”, destaca a gestora cultural Carolina Panini, do Coletivo Cultural Caçambaria. “Ao promover encontros frequentes como a feira, conseguimos atrair novos públicos e gerar um fluxo afetivo e cultural contínuo pelo espaço. É nesse vai e vem que muita gente acaba descobrindo outros braços da Caçambaria — como a nossa biblioteca comunitária, que também pulsa cultura e pertencimento.”


.
Segundo Carolina, a biblioteca “Eu Passarinho” tem se fortalecido como um verdadeiro ponto de cultura. “A cada edição da Viva! Feira, mais pessoas entram, folheiam livros, se cadastram, voltam para empréstimos e participam de novas ações. É bonito ver como a feira, além de fomentar a economia criativa, também abre portas para outras experiências culturais dentro do espaço. Isso amplia o acesso à cultura, estimula a permanência e fortalece o tecido social da cidade. É um ciclo de troca, memória e transformação comunitária.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Caçambaria

dbtv.com.br dbtv