Os 21 vereadores da Câmara Municipal de Bauru assinaram uma Moção de Apelo ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e à Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado para que reconsiderem com urgência a decisão de encerrar o funcionamento, aos finais de semana, da unidade Bom Prato localizada no centro da cidade.
A Moção está na pauta da sessão da Câmara da próxima segunda-feira (7) e deverá ser aprovada em discussão única por unanimidade.
No documento, os vereadores afirmam que o restaurante Bom Prato cumpre um papel essencial na promoção da segurança alimentar. “A ausência desse serviço aos finais de semana, anunciada na primeira quinzena de junho, causa grande impacto às pessoas em situação de rua ou de extrema vulnerabilidade, que não têm outra forma de garantir ao menos uma refeição por dia, pois dependem exclusivamente dessa estrutura para se alimentar”, ressaltam os parlamentares.
Eles também questionam a justificativa oficial apresentada para a interrupção do serviço aos finais de semana, apontando a menor demanda aos sábados e domingos e a necessidade de realizar manutenções no prédio. “Há soluções técnicas viáveis para a manutenção de equipamentos e da estrutura física, sem que isso implique no fechamento total do serviço, como a realização de ações em regime de escala ou em horários alternativos. Fechar a unidade nos dois dias consecutivos de fim de semana é, portanto, uma medida que fragiliza ainda mais quem já vive à margem da siciedade”, salientam os 21 vereadores bauruenses.
Eles acrescentam que a Moção de Apelo ao Governo do Estado é motivada pelo compromisso com a dignidade humana. “Não se trata apenas de comida, mas de acolhimento sobrevivência e respeito ao próximo”, finalizam o documento.
dbtv.com.br dbtv









