Movimento Frente pelo Clima Bauru é homenageado pela Câmara Municipal

Na tarde desta quinta-feira (26), a vereadora Estela Almagro (PT) entregou a Moção de Aplauso ao movimento “Frente pelo Clima – Bauru” pelo trabalho de fiscalização do poder público em efetivar ações de preservação ambiental e na conscientização da população sobre o exercício de práticas sustentáveis.

Estela Almagro também relembrou sua participação em movimentos sociais na juventude e esclareceu seu apoio à causa, relacionando-a com questões de saúde e qualidade de vida.

Após a exibição de um vídeo sobre a “Frente pelo Clima”, integrantes do movimento também tiveram um momento de fala, no qual agradeceram a honraria e ressaltaram que o trabalho coletivo é fundamental para combater as mudanças climáticas e o negacionismo ambiental, assim como desenvolver ações em prol da sensibilização da população: “Não é militância ambiental, é militância humana, social e econômica”.

Fundado em 23 de novembro de 2024, a “Frente pelo Clima” é fruto do protesto “Grito por Justiça Climática”, promovido em 20 de setembro do mesmo ano pela Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), seção Bauru, e Pastoral da Ecologia Integral da Diocese, ato que congregou diversas entidades, sendo grande parte militantes das causas ambientais, propósito que resultou no grupo de luta em defesa do clima.

O aquecimento global é um dos grandes desafios da atualidade, impacto que afeta a biodiversidade, os recursos hídricos e a qualidade de vida da população, gerando aumento da temperatura média do planeta, impulsionado pela emissão de gases do efeito estufa e a intensificação dos eventos climáticos, comprometendo, assim, a nossa segurança hídrica e alimentar.

Nesse contexto, destaca-se o papel fundamental da comunidade no combate à crise climática, uma vez que suas ações e escolhas diárias influenciam diretamente o meio ambiente, responsabilidade que perpassa pelos órgãos governamentais, responsáveis pelas ações de políticas públicas e esforços dos demais setores da sociedade civil organizada.

Fonte: Assessoria de Comunicação da CMB
dbtv.com.br dbtv