Renata Abreu desiste da fusão com o PSDB

A tão falada “fusão” entre PSDB e Podemos não vai mais acontecer. A presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, desistiu de levar adiante a articulação após perceber que a operação, vendida como um acordo de fortalecimento político, era, na verdade, uma incorporação disfarçada — com potencial para apagar o Podemos do mapa.

Fontes ouvidas pelo Transmissão Política confirmaram que Renata avaliou tecnicamente o processo e concluiu que a incorporação seria ruim para toda a estrutura do partido. O Podemos seria absorvido pelo PSDB, deixaria de existir como sigla autônoma, e perderia força política, espaço institucional e controle interno.

Diferente de uma fusão partidária, em que dois partidos se extinguem para formar uma nova legenda, a incorporação faz com que apenas um deles sobreviva — no caso, o PSDB de Marconi Perillo. O Podemos seria extinto, seus filiados transferidos e sua direção dissolvida. Para Renata, seria o mesmo que entregar o partido de bandeja aos tucanos.

A presidente do Podemos já havia sinalizado desconforto ao não comparecer ao evento do PSDB que anunciou a “fusão”. Agora, com a recusa formal nos bastidores, o projeto tucano de resgate político enfrenta um novo vexame.

Enquanto tucanos como Aécio Neves tentavam discutir o nome da nova legenda (“PSDB+Podemos”) e o número a ser usado nas urnas (entre 45 ou 20), Renata bateu o martelo: não vai ter fusão — e muito menos incorporação.

VISITA À REGIÃO

Nesta sexta-feira (13), a deputada Renata Abreu visitará  cinco municípios da região: Macatuba, Piratininga, Lins,  Uru e Pirajuí. A presidente nacional do Podemos se reunirá com os prefeitos, vereadores e demais lideranças da região. Em Macatuba e Uru, a parlamentar também será homenageada com Títulos de Cidadania.

Fontes : Transmissão Política/Diário do Brasil TV 
dbtv.com.br dbtv